terça-feira, 26 de março de 2019

cinderela e as vinganças não cozinhadas

A melhor parte de se estar desempregado e inscrito no iefp é que, com uma frequência absurda, recebemos uma convocatória para uma sessão coletiva que não serve para muito mais do que para nos fazer sentir que estamos em regime de identidade e residência. Pergunto-me para quando a pulseira eletrónica para localizar desempregados, não vão eles fugir do país com o subsídio milionário. Especialmente pessoas que, tal como eu, recebem a módica quantia de zero euros com zero cêntimos.

Como é do conhecimento geral, esta pessoínha está desempregada há perto de dois meses - na primeira semana, recebi duas convocatórias de uma só vez, para duas reuniões em semanas consecutivas. A primeira foi um insulto tão grande à inteligência dos presentes que cheguei a começar um post sobre isso, mas nunca o publiquei. A segunda, foi mais do mesmo: sessão ilucidativa sobre a importância de ter um currículo. Pode parecer uma piada, mas não é.

No final de cada um destes encontros regionais de desempregados, entregam-se as convocatórias a quem a dirigiu, como prova de que estivemos presentes. Assim o fiz, em qualquer uma das duas vezes. Entenda-se que eu só me dou ao trabalho de comparecer para poder manter a minha inscrição, devido à quantidade de empresas que recorrem aos estímulos à contratação que exigem isso mesmo dos candidatos. 

Foi ontem, por ter começado a estranhar estar há mais de um mês sem ficar a ferver por dentro, que fui verificar o estado da minha candidatura: anulada. Alegadamente, não compareci a uma convocatória. Gravíssimo. Devo ter fugido do país.

Ora, eu sabia que isto só podia ser uma de duas coisas: ou a convocatória em questão nunca chegou até mim, ou algum dos seres geniais a quem as entreguei, no fim da sessão de humilhação, usou a minha folha para outros fins que não para confirmar a minha presença. Foi a segunda hipótese: misteriosamente, marcaram-me falta apesar de eu ter estado lá.

Portanto, aqui estou eu, com a minha inscrição anulada e impossibilitada de me reinscrever até ao dia 29 de maio, por um erro que não foi meu. Escrevi uma carta à diretora do centro de emprego, a explicar o sucedido e a pedir que me deixem voltar a inscrever sem esse castigo de 90 dias, mas não sei qual será a resposta.

Irritadíssima desta vida por saber que este é um ponto contra mim, aos olhos de muitas empresas, e mais ainda por saber que não tenho culpa alguma disto... recebi um email, do próprio iefp, a pedir-me que avalie o meu último contacto com a instituição. 

Afinal, deus até me curte um bocadinho.

6 comentários:

marianósky disse...

oi jóia, não sei até que ponto não poderias ter justificado e teria sido mais fácil! eu só estive inscrita meia dúzia de dias enquanto trocava de trabalho porque precisava da bolsa para estágio profissional e basicamente quando vi a convocatória - que não era uma carta, mas uma notificação lá no portal - já tinha passado a data. então eu mandei mail para o iefp da minha zona dizendo que não vi atempadamente a convocatória e eles justificaram automaticamente e nem me responderam ao mail. de qualquer forma, está atenta a isso, pode ser que até justifiquem sem te dar resposta sequer, porque consideração pelos utentes não existe lá!

ernesto disse...

Quando faltas, tens 5 dias úteis para justificar a falta. E faz todo o sentido porque a dita reunião foi no dia 21 de fevereiro, e anularam a minha inscrição a 28! O problema é que eu estive lá e entreguei a carta, portanto, para mim, estava tudo certo e não tinha de justificar coisa nenhuma...
No entanto, só me dei conta ontem :| entro com frequência no site deles para ver a minha caixa postal - nem sequer recebo por correio, recebo na minha conta do site do iefp - mas como estava convencidíssima de que não tinha falhado a nada, também nunca fui confirmar o estado da candidatura.

A senhora que me atendeu, hoje, não podia simplesmente tirar-me a falta, nem conseguia reinscrever-me. Tive mesmo de escrever uma carta à diretora, e agora tenho de esperar para ver no que dá :\

marianósky disse...

eu acho que justifiquei fora desse período. mas de qualquer forma a tua situação tem moldes diferentes. aliás, quem dinamizou a reunião e recebeu a carta é que tinha a obrigação de ir lá e pedir que justificassem dado que a falha nem era tua. que situação :/

ernesto disse...

Não consigo mesmo entender. Toda a gente entrega as convocatórias no final, não consigo perceber como é que o senhor foi perder a minha. Sinceramente, só tenho medo de acabar por sair prejudicada antes de resolverem a situação. Isto sendo otimista e acreditando que, de facto, isto se resolve mesmo e não tenho de esperar até ao fim de maio (espero já não estar desempregada nessa altura, credo).
Estar inscrita é um requisito em N empresas, porque há uma série de estimulos à contratação. É rezar para que tudo se componha depressa, porque já calhava bem alguém me dar um sim :)

A TItica disse...

As vezes somos carneiros outras puto gado... Uma instituição criada para ajudar, faz tudo menos isso!!

ernesto disse...

Sem sombra de dúvida! Quem lá está, não precisa. É cada um por si :\