segunda-feira, 7 de novembro de 2016

será que se nota que adoro o natal? - take2

Eu não gosto do natal - aliás, não gosto do período das festas, de todo.

Disse-o há uns dias, a duas senhoras da limpeza do hospital, e elas entreolharam-se com ar de coitadinha, e ficaram a achar que me teria acontecido alguma tragédia por essa altura: não aconteceu nada.

Não gosto do natal porque me cansa: somos obrigados a lidar com as decorações natalícias em tudo quanto é centro comercial quando ainda mal tivémos tempo de arquivar a toalha de praia e o protetor solar, e ainda ficamos com músicas de natal em looping na cabeça só porque cometemos a loucura de sair de casa para ir comprar pão. Uma pessoa já chega ao natal farta do natal; às vezes até dá vontade de pedir para antecipar as festividades e, do mal o menos, ficamos despachados até ao ano que vem.

Outro problema é ser a festa da família feliz e confortável, tudo lindo e fofinho - para mim é só mais um dia como tantos outros, com a família do costume, no sítio do costume, e uma carrada de espaços vazios deixada pela ausência daqueles de quem mais gosto e estão longe. Não há espírito natalício: há uma sessão no skype para disfarçar a dor, e a dor aumentada por ser suposto ser um dia mais feliz, porque é isso que se diz por aí em todo o lado.

Depois da febre do natal, chega a febre do reveillon que serve para lembrar os forever alone de que continuam sozinhos, e para lhes dar vontade de espetar qualquer merda pontiaguda na carótida, porque os anos passam e nada muda.

É por isto que não gosto desta altura do ano.
E agora, já podemos saltar para janeiro?

5 comentários:

L das Horas disse...

Ia comentar a dizer porque é que eu gosto desta altura, mas tive medo e fica só assim :)

AC disse...

Bem vinda ao clube. Eu sou igual. Detesto o Natal por muitas e variadas razões e normalmente até me ofereço para ficar a trabalhar nesta altura do ano.

Passa rápido.. quando dermos por isso já é Janeiro.

Anónimo disse...

Acho que as festas deviam ser concentradas nos primeiros dias de janeiro. Porque eu não desgosto só do Natal. Até o Carnaval, que devia ser uma época de alegria e divertimento, me deixa cansado.

MC disse...

Eu também já saltava para janeiro! :)

Joana disse...

Infelizmente sente-se muita pressão na altura das Festas, parece que de repente toda a gente tem de estar feliz e contente. Há muitas pessoas que têm bons motivos para não gostar das Festas e acho importante respeitar o facto de quem nem todas as pessoas têm de gostar desta altura do ano.