segunda-feira, 2 de junho de 2014

em jeito de balanço final

Não entendo como é que alguém consegue não se esforçar e não sentir nem um bocadinho de culpa nisso. Eu tenho notas desastrosas a química, que tenho, mas também sei que vou tentando. Uns dias com mais vontade do que outros, mas estudo, levo o meu tempo a fazer resumos e a tentar entender com calma aquilo que me vai falhando nos exercícios - se tenho tido boas notas? Não. Mas estou a um passo de atingir o meu principal objetivo que era, acima de tudo, ficar com a disciplina feita. 

Ainda assim, conheço muito boa gente que copia em todos os testes. De todas as disciplinas. Eu chego a ficar admirada com tamanha arte porque, conhecendo alguns dos stôres como julgava conhecer, me parece quase um milagre que alguém consiga copiar - mas em nome de quê? Geez, se eu copiasse e tivesse má nota, ficava irritada por não me ter esforçado. Mas se copiasse e tivesse boa nota, não me ia saber a nada, e ainda me sentia mal por cima. Acho que todos nós preferimos ficar a coçar o cu em vez de estudar aquela matéria chata mas, foda-se, onde é que pensamos ir sem isso? Não podemos passar a vida à sombra de outros, à espera que nos ensinem a viver. Vale a pena esforçarmo-nos, a sério que sim. Mesmo que falhemos, mesmo que não resulte - prefiro falhar mas saber que tentei do que passar sabendo que não fiz nada para que isso acontecesse. Gosto de me orgulhar das minhas vitórias da mesma forma que assumo as derrotas - honestamente.

Acho que esta foi uma das coisas que aprendi este ano - a raiva que me dava sempre que os meus coleguinhas tentavam limitar-se a copiar resultados de outros grupos para não se darem ao trabalho de fazer o que quer que fosse, serviu-me para entender que prefiro fazer tudo sozinha sem estar à espera que façam o que quer que seja por mim. Só por isto, já valeu a pena.

Sem comentários: